Menu principal
 
  • Anais online – Apresentação

    O objetivo da Iniciação Científica é despertar a vocação científica e incentivar a produção de conhecimento entre os alunos de todos os níveis de ensino, tendo caráter inter e multidisciplinar. As atividades de Iniciação Científica permitem que a pesquisa e as atividades de extensão estejam interligadas à ação pedagógica do dia a dia, caminhando para a relação teoria/prática e resultando na compreensão do fazer científico, da interdisciplinaridade, da articulação teoria/prática e do aprender, integrando pesquisa/ensino/extensão no processo de geração de conhecimento.

    A Mostra de Iniciação Científica do IFC – Câmpus Concórdia, a ”MIC”, tem o intuito de consolidar uma política de qualidade de ensino, pesquisa e extensão desejada pela instituição e de fortalecer a prática e o processo de pesquisa.

    Dentro deste contexto, os principais objetivos da MIC são:

    • Apresentar trabalhos acadêmicos, de cunho científico ou didático, de estudantes do ensino médio, técnico, subsequente e superior, desenvolvidos sob a orientação de pelo menos um professor orientador;
    • Incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisas técnico-científicas, com foco interdisciplinar;
    • Estimular o espírito científico nos discentes, docentes e comunidade em geral, evidenciando o valor da pesquisa e extensão, a busca por soluções criativas, a análise e a interpretação de fatos no desenvolvimento humano e no progresso social;
    • Divulgar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas nas dependências do câmpus;
    • Proporcionar um espaço para compartilhar experiências de pesquisas interinstitucionais;
    • Incentivar o desenvolvimento de trabalhos de qualidade, através de premiações para as diferentes categorias.

    O evento é realizado nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), câmpus Concórdia.

    Nos Anais da MIC – Mostra de Iniciação Científica do IFC – Câmpus Concórdia, são publicados os resumos dos trabalhos acadêmicos apresentados durante este evento. Os resumos divulgados nos Anais são avaliados pelo Corpo Editorial da publicação, composto por professores do IFC – Câmpus Concórdia, e com experiência em sua área de atuação. Os Anais da MIC são uma publicação anual.